» Edit Band Information
» Edit Albums

» Add a Review
» Add an Album
» Add News

Jose Mario Branco

José Mário Monteiro Guedes Branco mais conhecido por José Mário Branco (Porto, 25 de Maio de 1942) é um músico e compositor (cf.cantautor) português.

Filho de professores primários, cresceu no Porto e iniciou o curso de História, na Universidade de Coimbra, não o terminando.Expoente damúsicade intervenção portuguesa, iniciou a sua carreira durante o Estado Novo, tendo sido perseguido pelaPIDE até se exilar em França, em1963. Comele trabalharam José Afonso, Sérgio Godinho, Luís Represas, Fausto e Camané,entre outros, com os quais participou em concertosou e ...read more

José Mário Monteiro Guedes Branco mais conhecido por José Mário Branco (Porto, 25 de Maio de 1942) é um músico e compositor (cf.cantautor) português.

Filho de professores primários, cresceu no Porto e iniciou o curso de História, na Universidade de Coimbra, não o terminando.Expoente damúsicade intervenção portuguesa, iniciou a sua carreira durante o Estado Novo, tendo sido perseguido pelaPIDE até se exilar em França, em1963. Comele trabalharam José Afonso, Sérgio Godinho, Luís Represas, Fausto e Camané,entre outros, com os quais participou em concertosou em álbunseditados como cantautor e/ou como responsável pelosarranjos musicais. Igualmente compôs e cantou para o teatro, o cinema ea televisão. Em1974 regressou a Portugal e fundouo Grupo de Acção Cultural - Vozes na Luta!, com o qual gravou dois álbuns.

Entre música de intervenção, fado e outras, são obras suas famosas os discos Ser Solidário, Margem de Certa Maneira, Anoite e oemblemáticoFMI, obra síntese do movimento revolucionário português com seus sonhos e desencantos. Esta últimafoi pelo próprio proibidade passar emqualquer rádio, TV ou outro tipo de exibição pública. Não obstante este facto, FMI será,provavelmente, a sua obra maisconhecida. O seu álbummais recente, lançado em 2004, intitula-se Resistir é Vencer emhomenagem ao povo timorense que resistiu durantedécadas à ocupação pelasforças da Indonésia logo após o 25 de Abril. Oideário socialista está expresso em muitas das suas letras.

Em 2006, com 64 anos, José Mário Branco iniciou uma licenciatura em Linguística, na Faculdade de Letras da UniversidadeClássica deLisboa.Terminou o 1º ano com média de 19,1 valores, sendo considerado o melhor aluno do seu curso.Desvalorizou a Bolsa de Estudo porMérito que lhefoi atribuída, dizendo que é «algo normal numa carreira académica».

Em 2009 voltou às actuações públicas com dois concertos intitulados Três Cantos, juntando «referências não só musicais mastambémpoéticasdo que é cantar em português»: José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto « hide

Similar Bands: Linda Martini, Sergio Godinho, Jose Afonso, Fausto, Sergio Godinho

LPs
Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades
1971

EPs
FMI
1982

4
2 Votes

Contributors: Ziguvan, IHadSevenFaces,

FAQ // STAFF & CONTRIBUTORS // SITE FORUM // CONTACT US

Bands: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


Site Copyright 2005-2017 Sputnikmusic.com
All Album Reviews Displayed With Permission of Authors | Terms of Use | Privacy Policy